Porta Corta Fogo

O que é e como funciona uma Porta Corta-fogo

Depois do incêndio que ocorreu em Janeiro de 2013 na Boate Kiss, em Santa Maria – Rio Grande do Sul, várias casas noturnas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais tiveram que se adequar as normas brasileiras para prevenção de incêndios e acidentes. Um dos itens imprescindíveis é uma porta corta-fogo, que é um tipo de porta especial por ser resistente ao fogo.

Dessa maneira, a porta corta-fogo é muito usado para garantir proteção contra incêndios, bem como impedindo a passagem de fogo ou fumaça entre ambientes, ajudando na saída de pessoas do estabelecimento e seus resgates. Esse portão especial é utilizado em lugares como: shoppings centers, teatros, cinemas, casas noturnas, prédios, edifícios, estabelecimentos comerciais e empresariais, locais de acesso restrito.

A porta corta-fogo pode ser encontrada em vários tipos materiais, como: madeira, aço, fibra cerâmica, vermiculita e vidro ou até mesmo uma combinação de mais de um material.

Além dessas características, é importante destacar que esses portões são qualificadas pela norma ABNT 11742, por meio do selo de certificação ABNT ou outro órgão da Conmetro. Por isso, ao comprar de algum fornecedor, é necessário que observe se o material segue esse requisito. Para separação de ambientes comerciais e industriais, as portas corta-fogo deve seguir a norma ABNT NBR 11711.

Diferencias e aplicações de uma Porta Corta-fogo

Porta Corta Fogo Ribeirão Preto

Além de ser um requisito de segurança obrigatório em alguns estabelecimentos, a porta corta-fogo apresenta algumas características, vantagens e benefícios. Dentre eles estão:

• Portões de qualquer tamanho, seguindo rigorosamente todas as normas técnicas da ABNT/NBR 11742.
• São usados em diversos ambientes, sendo adaptáveis a cada um deles.
• Nas melhores empresas, você encontra produtos com qualidade, durabilidade e materiais resistentes.
• Acabamentos diferenciados, tais como fixação de chapas em forma de almofada, garantido sustentação e acabamento visual; ou ainda pintura epóxi ou eletrostática.
• Devem contar com manutenção constante, sendo aconselhável que ocorra em cada seis meses também a lubrificação das dobradiças e da fechadura com graxa.
• Deve ter uma barra para abertura e fechamento ou maçaneta, com intuito de fechar e abrir com facilidade, bem como conter molas e dobradiças.
• Não devem ser mantidas trancadas, pois isto só deve ocorrer em locais que estão guardas as bombas e os geradores do condomínio.

Assim como não devem ser trancadas, não se recomenda que ocorra a obstrução das rotas de fuga. Em alguns edifícios, a escada de incêndio é “tampada” por cestos grandes de lixo, o que é fortemente desaconselhado pelo Corpo de Bombeiros.

Fale com nossos especialistas em Portas Corta-fogo

Você notou a importância de escolher bem uma porta corta-fogo, considerando suas características, vantagens e itens obrigatórios. Além disso, sabe da importância da manutenção. Por esses fatores, deve-se comprar esse tipo de portão em empresas especializadas, que contam com profissionais capacitados para fazerem a instalação e a devida manutenção, sempre que necessário.

Agora que já sabe o básico sobre porta corta-fogo, se quiser obter mais informações ou tirar alguma dúvida, deixe seu comentário ou envie uma mensagem para nossos especialistas. Nós estamos a sua disposição também para informar sobre preços dos serviços ou responder sua solicitação de orçamento.

Entre em contato conosco agora. Vamos conversar sobre seus projetos e necessidades. Temos certeza que podemos fazer o melhor para sua obra com os melhores preços!